Fórmula 1

Doohan reage à estreia 'incrível' na F1 ao descrever as expectativas da Alpine

Jack Doohan falou sobre sua "incrível" oportunidade enquanto se prepara para fazer uma estreia na F1 mais cedo do que o esperado com a Alpine, deixando sua função de piloto reserva para substituir Esteban Ocon em uma troca repentina de piloto.

Escrito por Bola e Batom

05 DEZ 2024 - 11H53 (Atualizada em 06 DEZ 2024 - 19H03)

A equipe de Enstone inesperadamente decidiu dar uma chance ao seu piloto da Academia no final da temporada em vez de ficar com Ocon por mais uma corrida, com a mudança agora dando ao francês a oportunidade de completar o teste de pós-temporada com a Haas, sua equipe no ano que vem.

Depois de trocar a Red Bull Junior Team pela Alpine Academy, Doohan terminou em terceiro na Fórmula 2 em 2023 e assinou como piloto reserva da equipe no mesmo ano, concentrando-se nisso em vez de passar um tempo em outro campeonato.

Desde então, ele participou de uma infinidade de testes em circuitos de Fórmula 1, fazendo sua estreia no TL1 no Grande Prêmio da Cidade do México de 2022 antes de pilotar em mais cinco sessões de treinos nas últimas duas temporadas.

O australiano assinou um contrato no início deste ano para subir ao grid da F1 com a Alpine para a temporada de 2025, mas revelou em Abu Dhabi que lhe foi dada a opção de substituir Ocon prematuramente, o que Flavio Briatore providenciou após a corrida no Catar.

“Para ser honesto, ele me disse que eu estaria correndo”, disse Doohan sobre sua conversa com o consultor executivo da equipe. “Bastante simples – é muito simples com Flavio – e ele me disse para estar pronto.

“Não há nenhuma expectativa real. É para construir isso na sexta-feira, o FP2 é um território novo para mim, então realmente só progredir na sexta-feira e continuar essa progressão. Terminar a corrida e só aprender o máximo possível antes de 2025.

“Estou muito grato a [CEO da Renault] Luca de Meo, Flavio e Oli [Oakes] por esta oportunidade, a toda a Alpine Academy, à equipe de testes do TPC que vem me preparando há muito, muito tempo e faço parte do programa desde o final de 2021. Ser finalmente o primeiro piloto da Academy a correr e fazer minha estreia este ano antes do próximo é incrível.”

Doohan terá muitos olhos nele depois que a Alpine foi lançada em uma batalha acirrada pela P6 com seu incrível pódio duplo no Brasil - eles atualmente têm uma vantagem de cinco pontos sobre Haas, com RB mais oito pontos atrás.

Questionado se havia pressão adicional devido à proximidade dos rivais da equipe, o jovem de 21 anos disse: “Não, definitivamente não. Acho que meu objetivo é ir rápido quando estou no carro. Vou tentar fazer isso o máximo possível e apoiar a equipe também para, esperançosamente, garantir o sexto lugar e atingir nossos objetivos.”

Ele também confirmou que conversou longamente com Ocon desde o anúncio, explicando que "não há nada de errado" entre eles e que o francês ofereceu "sua ajuda e orientação".

“Ele me acolheu e [tem] me ajudado desde que entrei para o time”, Doohan continuou. “Tem sido incrível trabalhar com ele e até mesmo suas mensagens e apoio ao longo desta semana têm sido muito legais.”

Fonte: https://www.formula1.com/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bola e Batom, em Fórmula 1

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.