Na tarde desta quarta (20), a equipe celeste levantou o troféu do Campeonato Mineiro 2024, vencendo o América-MG por 3 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte. A conquista do estadual representa o incrível trabalho feito durante todo o ano e reforça o Cruzeiro como a melhor equipe de Minas Gerais.
A caminhada até o tricampeonato Mineiro
Com uma campanha marcada por goleadas, o pontapé inicial das Cabulosas na competição estadual foi no dia 15 de setembro, contra o Itabirito, na Arena Gregorão. Com gols de Tipa, Marília e Byanca Brasil, a equipe celeste venceu por 3 a 0 na estreia.
O segundo desafio das Cabulosas foi contra o Valadares, em Governador Valadares. Na ocasião, a equipe celeste goleou por 11 a 0 com gols de Byanca Brasil (3), Miriã (2), Gio Oliveira, Marília, Vanessinha (3) e um gol contra. Na rodada seguinte, a equipe celeste aplicou nova goleada. Diante do Betim, as Cabulosas venceram por 7 a 0 e os gols foram marcados por Paloma, Gio Oliveira, Byanca Brasil, Marília (2), Daiana e Luana Lima.
O quarto confronto da equipe na competição foi diante do Nacional VRB. Na Arena Gregorão, o Cruzeiro goleou por 8 a 0 com gols de Rafa Andrade (2), Miriã, Byanca Brasil, Marília, Vanessinha, Vitória Calhau e um gol contra.
As duas últimas rodadas da primeira fase foram os clássicos contra América e Atlético. Com gol de Byanca Brasil, as Cabulosas empataram com o América e, na rodada seguinte, golearam o Atlético por 4 a 0. Os gols foram marcados por Vanessinha (2) e Marília (2). A equipe celeste conquistou a melhor campanha da primeira fase e o direito de decidir a semifinal e a final em casa.
Na semifinal, a equipe celeste enfrentou o Nacional VRB. O primeiro jogo foi em Visconde do Rio Branco e as Cabulosas voltaram para casa com uma vantagem elástica após vencerem por 6 a 0. Os gols da partida foram marcados por Marília, Miriã (2), Gio Oliveira, Paloma e Vitória Calhau. Já na partida de volta, o Cruzeiro aplicou nova goleada, dessa vez por 11 a 0. Com gols de Tipa (3 vezes), Luana Lima, Byanca Brasil (4 vezes), Marília, Vanessinha e um gol contra, a equipe confirmou a classificação para a final.
A grande final
As Cabulosas levantaram a taça do Campeonato Mineiro 2024 em um clássico diante do América-MG. No Mineirão, a equipe celeste dominou a partida, venceu por 3 a 0 e fez a alegria dos mais de 3 mil cruzeirenses que estavam no Gigante da Pampulha.
Com uma atuação brilhante, o Cruzeiro demonstrou superioridade desde o apito inicial. A equipe celeste atuou com muita intensidade e, antes dos 5 minutos de jogo, já havia finalizado três vezes no gol adversário. Fazendo valer o ataque poderoso que foi destaque durante todo o campeonato, Rafa Andrade abriu o placar aos 26 minutos de jogo. De fora da área, camisa 8 das Cabulosas acertou um lindo chute no ângulo, sem chance de defesa para a goleira do América.
O Cruzeiro ampliou ainda no primeiro tempo. Miriã roubou a bola no campo adversário, limpou a jogada e achou Marília dentro da área. A flecheira chutou rasteiro e com precisão para marcar o segundo gol celeste na partida.
Na etapa complementar, as Cabulosas seguiram dominando a partida sem dar chances de qualquer reação para as adversárias. Logo aos 6 minutos, a árbitra assinalou pênalti após a bola bater no braço da jogadora do América. Com muita frieza e categoria, Gio Oliveira cobrou o pênalti e balançou as redes do Mineirão para sacramentar a vitória e o título celeste.
A conquista do tricampeonato estadual coroa a impecável campanha das Cabulosas na competição. Foram 9 jogos, 8 vitórias e 1 empate. Além disso, a equipe celeste marcou incríveis 54 gols e sofreu apenas um, de pênalti.
Com a conquista, as Cabulosas se tornaram tricampeãs do Campeonato Mineiro Feminino.
A belíssima temporada 2024
As Cabulosas iniciaram o ano disputando a Supercopa Feminina. Com belas atuações, a equipe chegou até a final da competição e, apesar de não conquistarem o título, o Cruzeiro impressionou e fez uma grande partida diante do Corinthians, na Neo Química Arena. O segundo lugar na competição nacional representou a crescente do futebol feminino celeste.
No Campeonato Brasileiro, as Cabulosas fizeram a melhor campanha da história da equipe na competição. A equipe celeste garantiu a 5ª colocação na primeira fase e chegou até as quartas de final.
Números gerais
Em números gerais, as Cabulosas disputaram 29 partidas na temporada. Foram 17 vitórias, cinco empates e sete derrotas. Com um ataque poderoso, a equipe marcou 91 gols ao longo do ano e sofreu apenas 23.
Artilheira da equipe, Byanca Brasil marcou incríveis 18 gols na temporada. A atacante também carrega a marca de artilheira do Campeonato Mineiro com 11 gols marcados. Além disso, Byanca também é a líder em assistências das Cabulosas no ano, com 15 passes para o gol.
Fonte: Cruzeiro EC
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.