Profissional

Presidente da CBF participa de reunião histórica do Conselho da Fifa

Conselheiros aprovam a criação da Copa das Campeãs, que será anual, e o Mundial de Clubes Feminino, a cada quatro anos

Escrito por Milene Borges

07 MAR 2025 - 20H17

Jo Marconne/CBF

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, participou nesta quarta-feira (5) da reunião histórica do Conselho da Fifa. No evento virtual, os conselheiros da entidade que comanda o futebol do mundo aprovaram a criação do Mundial de Clubes Feminino a partir de 2028 e a realização anual da Copa das Campeãs, já no próximo ano.

As duas competições fazem parte da estratégia da Fifa de crescer o futebol feminino no planeta. O Mundial de Clubes Feminino contará com 16 times, sendo 5 vagas diretas da Europa, 2 da América do Sul, 2 da África, 2 da Ásia, 2 da Concacaf. As outras 3 vagas seriam definidas em partidas realizadas entre os classificados de cada confederação em uma fase preliminar.

"É um dia histórico para o futebol feminino, com a reunião do Conselho da FIFA e a criação da Copa das Campeãs e do Mundial de Clubes Feminino. A FIFA busca cada vez mais o fortalecimento do futebol feminino em todo o mundo, e a CBF comunga com isso", exaltou Rodrigues, que integra o principal órgão executivo do futebol mundial desde março de 2023.

A fórmula de disputa da competição também foi definida. O Mundial terá 4 grupos com 4 equipes cada, sendo que as 2 equipes melhores classificadas passam para a fase de quartas de final, seguindo até a final. Não há disputa de 3° lugar. O país que sediará o evento ainda não foi definido.

Já a Copa das Campeãs da Fifa foi aprovada para ser realizada a cada temporada no ano que não for disputado o Mundial de Clubes Feminino. A competição será disputada por 6 equipes, sendo os campeões de cada competição continental de futebol feminino. A primeira edição será realizada em 2026, entre 28 de janeiro até 01 de fevereiro de 2026. Já a edição de 2027 vai acontecer entre 27 e 31 de janeiro de 2027 e a edição de 2029 do dia 24 a 28 de janeiro de 2029.

A equipe classificada pela CONMEBOL já entra na semifinal e disputa contra uma equipe da CONCACAF a classificação para a final.

COPAS DE 2031 E 2035

Na reunião, a Fifa definiu também a abertura do processo de candidatura às sedes da Copa do Mundo Feminina de 2031 e 2035. Os integrantes do conselho definiram que apenas países da África e da Concacaf poderão se candidatar para receber a Copa de 2031. Já o Mundial de 2035 terá apenas candidatos da Europa e da África. Os vencedores serão anunciados de forma conjunta no 76° Congresso da FIFA em 2026.

Fonte: cbf.com.br

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Milene Borges, em Profissional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.